Sistema integrado de informação da Fundação Inês de Castro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Fundação Inês de CastroA Fundação Inês de Castro (FIC) tem como objeto a investigação e divulgação da história, da cultura e da arte relacionadas com a temática Inesiana e com a história e vivência da Quinta das Lágrimas, onde a tradição associa a sua vida e morte. É também sua missão a promoção e apoio a estudos e atividades culturais centradas nestas temáticas, a sua preservação e divulgação.

A Fundação, sediada na Quinta das Lágrimas e instalada na Galeria Inês de Castro, é detentora, em regime de comodato, do património histórico imóvel (fontes, jardins históricos e mata) e do Arquivo de Família dos anteriores proprietários.

Quinta das LágrimasA intenção dos fundadores foi a de criar uma instituição que fosse tão perene como perene será, sem dúvida, o mito inesiano. Ao longo de seis séculos e meio foram-se acumulando, nas mais variadas formas e suportes, as referências aos amores de Pedro e Inês e aos locais onde decorreram. Devem ser realçados trabalhos pioneiros como os de Aníbal de Castro, Adrien Roig e de Maria Leonor Machado de Sousa, ou recolhas como as que sobretudo na área da música, foram feitas por Duarte Ivo Cruz.

Antecedendo a criação desta Fundação, destinada a perpetuar a história, a lenda, o mito e o culto de Inês de Castro, começou a reunir-se tudo o que sobre Inês de Castro se encontrava disponível ou acessível em leilões, alfarrabistas, galerias de arte, etc. e iniciou-se um trabalho de tratamento e informatização da Biblioteca, a descrição dos seus Arquivos, a inventariação dos objetos museológicos e a criação de uma linguagem documental que pudesse ser utilizada em todas as tipologias documentais.

Sistema Integrado de Informação

Fundação Inês de CastroEm 2014 foi criado o Sistema Integrado de Informação da Fundação Inês Castro, a culminar um trabalho desenvolvido desde 2005 de recolha, tratamento e disponibilização na WEB de uma Biblioteca Inesiana e, em Coimbra, na sede da Fundação, de um Centro de Documentação e de um Espaço Museológico.

Este Sistema Integrado de Informação é composto por documentos bibliográficos, arquivísticos e museológicos que, ao longo dos tempos, foram sendo adquiridos, conservados e descritos de forma a apoiar estudantes, investigadores e público interessado na procura de conhecimento sobre o Tema Inesiano e de toda a envolvente patrimonial e ambiental que o rodeia.

Fundação Inês de CastroTem como missão reunir, preservar e divulgar, num mesmo motor de busca e através duma mesma linguagem de indexação, toda a documentação que foi sendo adquirida e conservada, qualquer que seja a sua tipologia.

A descrição desta documentação está a ser realizada efetuada em três aplicações do programa Docbase na sua nova versão em ambiente Cloud: Base de Arquivos históricos, de Bibliotecas e Athena, uma nova base de dados idealizada em conjunto com investigadores, historiadores de arte, arquivistas e bibliotecários que permite descrever, numa única base, tipos de materiais diferenciados. Foram descritos nesta base os documentos da Coleção de Espólios e Doações da FIC e do Espaço Museológico.

Deste Sistema Integrado fazem parte três Sistemas de Informação autónomos e complementares, disponíveis no Sítio da FIC e pesquisáveis através do motor de busca da DID em http://aql.docbasecloud.net/advsearch.aspx:
Sistema de informação arquivístico
Sistema de informação biblioteconómico
Sistema de informação museológico

Consulta e reprodução de documentos

A consulta da documentação, que não se encontra disponível em formato digital na base de dados, terá de ser solicitada à FIC através do email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

É possível ser solicitada a reprodução digital de documentos mediante pedido enviado à Fundação, que se encarregará de todo o processo, sendo os custos imputados ao utilizador. Após a receção do pedido será enviado um orçamento e, caso seja aceite, proceder-se-á à sua digitalização, com aposição da marca de água e entregue em formato PDF multipágina ou JPEG.
A reprodução de documentos em suporte papel ou digital deverá conter a menção do respetivo copyright, bem como da origem e cota.
Agradece-se o envio à FIC de uma cópia de qualquer obra em qualquer suporte que utilize imagens dos arquivos propriedade da Fundação.

Fundação Inês de Castro
Ilust. 5- Morte de D. Ignez e surpreza do Principe. (M-043-4)

Actualizado em Quinta, 28 Abril 2016 10:04