Sistema de Informação Arquivístico PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Esta Sistema de informação, formado por um Arquivo histórico privado e familiar e por uma coleção de espólios e doações, está disponível na Web em http://aql.docbasecloud.net/advsearch.aspx selecionando a opção Arquivos.

Quinta das LágrimasO Arquivo da Quinta das Lágrimas, arquivo privado da família Osório Cabral de Alarcão, anteriores proprietários desta quinta, reúne documentação produzida e recebida por diferentes famílias, entre meados do século XVI e meados do século XX, detentoras de um grande património móvel e imóvel situado em Águeda, Ázere, Bobadela, Celorico da Beira, Guarda, Ratoeira Santiago do Cacém, Setúbal, Viseu e Trancoso e dos respetivos arquivos.

Em 2013 a candidatura a um Apoio da Fundação Calouste Gulbenkian para Recuperação, tratamento e organização de acervos documentais possibilitou o seu tratamento arquivístico e disponibilização na Web em finais de 2014. O projeto terminou com a entrega de um relatório detalhado tendo sido divulgado nas redes sociais.

O Plano de Classificação orgânico-funcional, subjacente à descrição arquivística, seguiu, em linhas gerais, a ordem original com que documentação chegou até nós, organizada por Casas (Casa de Águeda; Casa de Ázere; Casa da Guarda e Casa de Coimbra) e por uma Secção de Genealogia e Heráldica.

A seleção de documentos para digitalização centrou-se na importância dos mesmos para a história da família - genealogias, testamentos, instituição de vínculos, morgados e capelas, doações e dotes - e das casas - inventários de títulos e inventários de partilhas, livros de contas e campanhas de obras.
Este Arquivo pode ser pesquisado em http://docbasecloud.net/AQL selecionando a opção Arquivos/Arquivo Quinta das Lágrimas.

Fundação Inês de CastroA Coleção de Espólios e Doações da FIC contempla projetos de investigação, propostas e processos de espetáculos, doações de membros e amigos da Fundação dos documentos ligados aos seus trabalhos de investigação, recortes de imprensa, postais, programas, convites.

Entre as várias doações são de salientar a Doação de Maria Leonor Machado de Sousa, documentos relacionados com as suas investigações sobre Inês de Castro; a tese de licenciatura de Maria Jacinta de Mira Murteira; o processo do cortejo inesiano integrado nas Comemorações de 2005, doado por Maria João da Rocha Afonso, responsável pela sua produção; a coleção de cópias de documentos sobre Inês de Castro recolhidas por Joaquim Pinho.

Esta documentação foi descrita na base de dados Athena e pode ser pesquisado em http://aql.docbasecloud.net/advsearch.aspx selecionando a opção Arquivos e a base Fundação Inês de Castro

Quinta das Lágrimas
Ilust. 3- Alçados e cortes do arranjo exterior da frente de casa e ramal (AQL/CCB/CB/004/001)

Actualizado em Quinta, 28 Abril 2016 10:01