Get Adobe Flash Player. Embedded with the help of embed-swf.org.
Sistema de Informação Biblioteconómico PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Quinta das LágrimasEste Sistema de informação é formado por uma Biblioteca Inesiana que se foi alargando a outras temáticas, em estreita ligação com Inês de Castro e a área envolvente, completada, mais tarde, com referências digitais, sobre a mesma temática, recolhidas na Web, em blogues e em Sítios na Net.

Ao longo dos tempos reuniu-se documentação bibliográfica sobre Inês de Castro em leilões e alfarrabistas e iniciou-se um trabalho de tratamento e informatização da Biblioteca e a criação de uma linguagem documental que permitisse uma mais rápida recuperação da informação.

Para além desta recolha documental a Fundação levou a cabo um levantamento, que se pretendeu exaustivo, de todas as referências inesianas, em Portugal e no estrangeiro.

 

O resultado dessa pesquisa, realizada por Luís Peres Pereira, foi integrado na Base de Dados, como referência bibliográfica, tendo os registos sido localizados, com as respetivas cotas e siglas das bibliotecas. Listagens também disponíveis aqui: NacionalEstrangeiraMultifacetadaArtes PlásticasExposições Nacionais

Para além do significado histórico e cultural deste esforço, pretende-se ajudar o trabalho de investigadores e contribuir para preservar vivo e dinâmico o legado inesiano.

A base de dados que contém os documentos que se encontram disponíveis no Centro de Documentação da FIC, situado na Galeria Inesiana, na Quinta das Lágrimas, bem como as referências bibliográficas já citadas, recupera também blogues, sítios e documentos disponíveis digitalmente na internet, que poderá ser consultada em http://aql.docbasecloud.net/advsearch.aspx selecionando a opção Bibliotecas.

Actualizado em Quinta, 28 Abril 2016 10:02