Get Adobe Flash Player. Embedded with the help of embed-swf.org.
Entrega do 2º Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2008 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No passado dia 17de Janeiro de 2009 o Presidente da Câmara de Coimbra e membro do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro, Dr. Carlos Encarnação, entregou o 2º Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2008 a Teolinda Gersão pela sua obra “A mulher que prendeu a chuva e outras histórias” após uma alocução do Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira sobre a obra e personalidade de Teolinda Gersão.

Na mesma cerimónia foi distinguido, com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2008, o poeta António Osório pela sua obra literária onde o tema do amor está sempre presente, a quem foi oferecida uma estadia num dos Hotéis do Grupo Lágrimas & Emotions e a obra “A morada da sabedoria”, patrocínio da Livraria Almedina.

O Dr. Fernando Guimarães, no uso da palavra, apresentou uma breve panorâmica do percurso literário de António Osório, tendo este agradecido e declamado alguns dos seus poemas.
O Prémio Fundação Inês de Castro pretende galardoar uma obra publicada entre duas Feiras do Livro, que se insira na temática inesiana, amor, paixão, razões de estado, morte por amor e é simbolizado por uma estatueta em pedra e prata da autoria de João Cutileiro, réplica da escultura site specific que o artista fez para a Quinta das Lágrima em 1995, acrescido de um prémio pecuniário e estadia de uma semana num dos Hotéis do Grupo Lágrima & Emotions.

Fotos