Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016 para Rui Lage PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Prémio Literário Fundação Inês de Castro, que distingue anualmente obras de expressão literária sobre motivos do mito “inesiano”, foi atribuído no ano de 2016 a Rui Lage pelo seu livro de poesia “Estrada Nacional”, editado pela INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Na sua 10ª edição, o júri do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, composto pelos Professores José Carlos Seabra Pereira (Presidente) e Isabel Pires de Lima e pelos Escritores Mário Cláudio, Pedro Mexia e António Carlos Cortez, deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio Fundação Inês de Castro 2016 a Rui Lage (Porto, 1975), autor de sete livros de poesia, de ensaios, crítica literária, ficção infanto-juvenil, artigos académicos e de opinião, estando representado em diversas publicações e antologias.

O júri decidiu ainda distinguir a obra de Maria Velho da Costa, ficcionista, ensaísta e dramaturga, com o prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2016.

A título do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, Rui Lage receberá um troféu de prata e pedra, da autoria do escultor João Cutileiro, que simboliza todo o drama e mistério que rodeia o episódio de Pedro e Inês, em uma cerimónia marcada para o próximo dia 8 de Abril de 2017 na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Esta é a 10ª edição deste prémio anual e, nas suas anteriores edições, foram distinguidos Pedro Tamen, pelos poemas de “Analogia e Dedos” (2007), Teolinda Gersão, pelo volume de contos “A Mulher Que Prendeu a Chuva e Outras Histórias” (2008), José Tolentino de Mendonça pelo livro “O Viajante Sem Sono” (2009), Hélia Correia pelo livro “Adoecer” (2010) e Gonçalo M. Tavares pelo livro “Uma viagem à Índia” (2011), Maria do Rosário Pedreira pelo livro “Poesia Reunida – A ideia do fim” (2012), Mário de Carvalho, pelo seu livro de contos “A Liberdade de Pátio” (2013), Luís Quintais, pelo seu livro de poesia "O Vidro" (2014) e Armando Silva Carvalho, pelo seu livro de poesia "A Sombra do Mar" (2015).

Actualizado em Segunda, 20 Fevereiro 2017 11:07