Get Adobe Flash Player. Embedded with the help of embed-swf.org.
Cerimónia de Entrega do Prémio Literário FIC 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A cerimónia de entrega do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016 a Rui Lage decorreu no passado Sábado, dia 8 de Abril, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra. O Prémio Literário FIC distingue, anualmente, obras de expressão literária sobre motivos do mito “inesiano” e a cerimónia da sua entrega contou com a especial presença do Ministro da Cultura, o Dr. Luís Filipe Carrilho de Castro Mendes e do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, o Dr. Manuel Machado.

O Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe Carrilho de Castro Mendes, entrega a Rui Lage o Prémio Literário FIC 2016

O escritor, Rui Lage, foi distinguido com o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016 pelo seu livro de poesia “Estrada Nacional”, editado pela INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda.

O premiado, autor de sete livros de poesia, de ensaios, crítica literária, ficção infanto-juvenil, artigos académicos e de opinião, está representado em diversas publicações e antologias. A título do Prémio Fundação Inês de Castro recebeu um troféu de prata e pedra, da autoria do escultor João Cutileiro, que simboliza todo o drama e mistério que rodeia o episódio de Pedro e Inês.

Rui Lage, vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016, pelo livro de poesia “Estrada Nacional”

 

A mesa que presidiu a Cerimónia de Entrega do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016

Nesta edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, o júri – composto pelos Professores José Carlos Seabra Pereira (Presidente) e Isabel Pires de Lima, e pelos escritores Mário Cláudio, António Carlos Cortez e Pedro Mexia – decidiu ainda distinguir a obra de Maria Velho da Costa, ficcionista, ensaísta e dramaturga, com o prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2016.

O Presidente da Câmara de Coimbra, Dr. Manuel Machado, entrega o Tributo de Consagração FIC 2016 a Isabel Pires de Lima, que esteve em representação de Maria Velho da Costa


Esta é a 10ª edição deste prémio anual e, nas suas anteriores edições, foram distinguidos Pedro Tamen, pelos poemas de “Analogia e Dedos” (2007), Teolinda Gersão, pelo volume de contos “A Mulher Que Prendeu a Chuva e Outras Histórias” (2008), José Tolentino de Mendonça pelo livro “O Viajante Sem Sono” (2009), Hélia Correia pelo livro “Adoecer” (2010), Gonçalo M. Tavares pelo livro “Uma viagem à Índia” (2011), Maria do Rosário Pedreira pelo livro “Poesia Reunida – A ideia do fim” (2012), Mário de Carvalho, pelo livro de contos “A Liberdade de Pátio” (2013), Luís Quintais, pelo seu livro de poesia "O Vidro" (2014) e Armando Silva Carvalho, pelo seu livro de poesia "A Sombra do Mar" (2015).

Cerimónia de Entrega do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016 na Quinta das Lágrimas

Com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro foram, em anos anteriores, distinguidas as obras de Urbano Tavares Rodrigues (2007),  António Osório de Castro (2008), Manuel Alegre (2009), Vasco Graça Moura (2010),  Fernando Echevarría (2011),  Almeida Faria (2012), Gastão Cruz (2013), Nuno Júdice (2014) e Fernando J. B. Martinho (2015).

 

 

 

 

Actualizado em Quarta, 12 Abril 2017 18:04