Get Adobe Flash Player. Embedded with the help of embed-swf.org.
Concurso de fotografia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A ideia é a edição de uma boa e moderna colecção de postais sobre Coimbra e sobre os temas inesianos embora a sua concretização deva assentar em moldes inovadores e, em especial, que se assuma como um projecto mobilizador para os amantes da fotografia que nasceram, estudaram, vivem ou simplesmente gostam de Coimbra.

Regulamento



1. A Fundação Inês de Castro vai lançar um concurso de fotografia subordinado ao tema, “Coimbra dos Amores”.
2. Os concorrentes podem apresentar trabalhos para cada um dos seguintes três temas: Coimbra, Quinta das Lágrimas e Paixão de Pedro e Inês.
3. O concurso é aberto a qualquer pessoa, amadora ou profissional, que goste de fotografia e queira participar nesta iniciativa.
4. Cada concorrente pode apresentar o número de trabalhos que entender, a cores ou a preto-e-branco, até um máximo de 8 imagens.
5. Os trabalhos devem ser apresentados em dois exemplares, sendo um para o arquivo da Fundação Inês de Castro e para eventual reprodução, na dimensão 40/60 e gravados num CD de alta resolução (mínimo 300 dpis).
6. Todos os trabalhos a concurso têm de ser inéditos.
7. É obrigatório que cada concorrente inclua, no conjunto de trabalhos que apresentar a concurso, duas imagens da Quinta das Lágrimas, ainda que possa apresentá-las para qualquer um dos temas e não apenas para o tema Quinta das Lágrimas.
8. Os concorrentes gozarão de total liberdade na escolha das formas de abordagem de cada um dos temas.
9. Os concorrentes devem entregar ou enviar para a sede da Fundação Inês de Castro (Quinta das Lágrimas, Coimbra) os respectivos trabalhos até ao dia 15 de Outubro de 2008.
10. Um júri de qualidade reconhecida, presidido pelo Dr. Luís Saragga Leal, membro do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro e Presidente da Fundação PLMJ (detentora da melhor colecção de fotografia portuguesa contemporânea em mãos privadas) procederá à selecção e classificação dos trabalhos apresentados. O Júri será integrado por mais 8 pessoas de entre as personalidades seguintes: Abílio Hernandez, Albano da Silva Pereira, António José Gomes de Pinho, Alexandra Pinho, Francisco José Viegas, Gonçalo Byrne, João Fernandes, José Fonseca e Costa, José Pedro Paço de Arcos e Mário Sequeira.
11. A decisão do júri é definitiva e não está sujeita a recurso.
12. A Fundação Inês de Castro anunciará publicamente em Janeiro de 2009 os nomes dos vencedores do concurso.
13. As melhores imagens farão parte de uma colecção de postais a editar e a comercializar pela Fundação Inês de Castro, devendo os concorrentes autorizar tal divulgação, mediante uma royalty de 10% sobre o valor de venda de cada colecção a distribuir pelos autores seleccionados em função do número de imagens utilizadas.
14. O Hotel Quinta das Lágrimas, como um dos patrocinadores do concurso, organizará uma exposição com as imagens apresentadas a concurso e que o Júri seleccionar para o efeito
15. Para além do Grande Prémio de Fotografia Fundação Inês de Castro e de 3 prémios para os temas escolhidos, o Júri poderá atribuir menções honrosas, prémio de revelação (para fotógrafos com menos de 20 anos) e prémio Tributo de Consagração para fotógrafos que concorram e tenham uma carreira de fotografia que exprima os valores culturais que estão subjacentes à Fundação Inês de Castro.

Será seleccionada uma entidade para co-patrocinar com Hotel Quinta das Lágrimas e Câmara Municipal de Coimbra (podendo, por exemplo ser a CM Alcobaça para o tema inesiano e a Critical Software para o Grande Prémio).

2.6.2. Júri



Dr. Luís Sáraga Leal (Membro do Conselho Geral da FIC)
Actualizado em Quarta, 14 Abril 2010 13:13