Juri do Prémio Literário Fundação Inês de Castro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ano 2011

Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira

(Presidente do Júri e Membro de Conselho Executivo da FIC)

Dr. Mário Cláudio

(Membro do Conselho Geral da FIC)

Dr. Fernando Guimarães

Dr. António Carlos Cortez

Dr. Pedro Mexia

Anos Anteriores

Aníbal Pinto de Castro
– Professor catedrático e ensaísta. Dirigiu o Instituto de Língua e Literatura Portuguesas e o Instituto de Estudos Italianos e foi Director da Biblioteca – Geral da Universidade de Coimbra. É Director  da Casa Museu Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide, Presidente da Sociedade Cientifica da Universidade Católica Portuguesa e Doutor Honoris Causa pela mesma Universidade. Foi agraciado pelo governo italiano como Commendatore dell’Órdine al Mérito della Republica Italiana e condecorado com a Ordem de Santiago da Espada. É Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro e Comendador da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Tem uma vasta obra literária publicada, que ultrapassa os 200 títulos.

José Carlos Seabra Pereira - Professor da Universidade de Coimbra (Estudos Pessoanos, Teoria Literária);ensaísta de referência sobre Simbolismo e Modernismo. Coordenador do Centro Inter-universitário de Estudos Camonianos. Membro do Conselho de Opinião da Rádio e da Televisão de Portugal. Curador da Casa da Escrita (Coimbra) Membro dos Júris do Prémio Camões, Leya e dos Grandes Prémios da A.P.E.

Mário Cláudio
nasceu no Porto. É licenciado em Direito, pela Universidade de Coimbra e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais pela Universidade de Londres. Ficcionista, poeta, dramaturgo, ensaísta e tradutor, é autor, entre outros, do volume de poesia Estâncias, dos romances Amadeo, A Quinta das Virtudes, Peregrinação de Barnabé das Índias, Gémeos, Camilo Broca e Boa Noite, Senhor Soares, e das peças de teatro Noites de Anto e Medeia. Está traduzido em várias línguas. Recebeu, entre outros, os seguintes galardões: Grande Prémio de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio de Ficção, da Antena 1, Prémio de Ficção, do PEN Clube Português, Prémio Eça de Queiroz, Grande Prémio da Crónica, da Associação Portuguesa de Escritores, e Prémio Pessoa.

Fernando Guimarães - Poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor, investigador do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa.

Frederico Lourenço – Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ensaísta e tradutor de obras clássicas. Recebeu o Prémio Pen Clube 2002 e o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus bem como o Grande Prémio de Tradução-APT/PEN Clube 2003”