D. Fernando de Sousa Botelho de Albuquerque (1941 – 2022)

Fotografia gentilmente cedida pela fotógrafa e neta
de D. Fernando de Albuquerque © Ana Paganini

A Fundação Inês de Castro homenageia D. Fernando de Sousa Botelho de Albuquerque, Conde de Vila Real, Director-delegado da Casa de Mateus e Curador Não Honorário da Fundação Inês de Castro e envia sentidas condolências à sua família e amigos.

« Num comunicado publicado no seu site, a Fundação da Casa de Mateus evoca Fernando de Albuquerque como um “homem do seu tempo” e que acompanhou “sempre de perto a reconstrução do Portugal democrático”, sublinhando o “alcance cultural, artístico e político” da programação que este idealizou para a instituição.

Há pouco mais de um mês, a 4 de Dezembro de 2021, no dia em que fez oitenta anos, Fernando de Albuquerque fora agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique por Marcelo Rebelo de Sousa, que já lamentou a sua morte, lembrando, numa nota oficial, que este tornou a Fundação da Casa de Mateus, “nas últimas décadas, um exemplo admirável de abertura da sociedade civil às tarefas de serviço público na esfera do património, da cultura e do mecenato”. »

In Jornal Público