D. Ignez de Castro e D. Pedro I ilustrados por Alfredo Roque Gameiro há 123 anos

D. Ignez de Castro (Retrato feito sobre o da estátua jacente do seu túmulo em Alcobaça), ilustração de Alfredo Roque Gameiro, 1899

Há 123 anos, em 1899, era publicada a primeira edição da obra com 12 volumes História de Portugal, popular e ilustrada, por Manuel Pinheiro Chagas e ilustrada por Alfredo Roque Gameiro. 

No primeiro volume desta enciclopédia ilustrada da História de Portugal, encontram-se as ilustrações, fiéis às estátuas tumulares, de Dona Inês de Castro e de D. Pedro Ie diversas pinturas de Roque Gameiro, cada uma com notas do escritor, Manuel Pinheiro Chagas:

Pag. 273 – sobre D. Ignez de Castro
” A indicação que segue a epigraphe d’este retrato dispensa-nos de qualquer referencia quanto á sua proveniência, que é tudo quanto ha de mais authen­tico. Para conhecer a historia d’este sympathico vul­to de mulher, é ler os brilhantes capítulos cheios de poesia e de verdade do nosso historiador.”

Pág. 297 sobre D. Pedro I, o Justiceiro
Ao que se lê na epígrafe desta gravura – retra­to feito sobre a sua estátua tumular em Alcobaça – nada há a acrescentar, senão que é uma das melhores ressurreições realizadas pelo nosso aguarelista.

D. Pedro I, o Justiceiro (Retrato feito sobre o da estátua jacente do seu túmulo em Alcobaça), ilustração de Alfredo Roque Gameiro, 1899

Saiba mais sobre Dona Inês de Castro, a única Rainha póstuma de Portugal.

D. Pedro I mandando reconhecer D. Ignez, depois de morta, como Rainha, ilustração de Alfredo Roque Gameiro, 1899