Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2008 – Categoria “Jardins Privados”

O anfiteatro “Colina de Camões”, projectado pela Arquitecta Paisagista Cristina Castel-Branco, nos jardins da Quinta das Lágrimas, em espaço detido pela Fundação Inês de Castro, foi distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2008, na categoria de “Jardins Privados”.

A “Colina de Camões”, um anfiteatro de traça contemporânea situado junto às fontes das Lágrimas e dos Amores, integra-se no belíssimo espaço criado por gigantescas árvores plantadas no Século XIX, e constitui o fecho do ciclo de sete séculos de jardins que existe com a inspiração na obra régia mandada fazer pela Rainha Santa e na memória dos amores de Pedro e Inês que ali passaram, como cantou Luís de Camões.

O Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista visa promover o reconhecimento público do trabalho de arquitectos paisagistas portugueses e é promovido pelo jornal Arquitecturas, pela empresa About Media e pela Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas.

Já tinha sido atribuído em 2007, no âmbito do mencionado Prémio, uma Menção Honrosa ao Jardim Medieval da Quinta das Lágrimas, também ele da responsabilidade da  Fundação e projectado por Cristina Castel-Branco.
O projecto premiado teve o apoio do Programa EEA Grant da União Europeia (com verbas da Noruega), gerido pela Associação Portuguesa de Jardins Históricos.