Sistema de Informação
A Fundação Inês de Castro (FIC) tem como objeto a investigação e divulgação da história, da cultura e da arte relacionadas com a temática Inesiana e com a história e vivência da Quinta das Lágrimas, onde a tradição associa a sua vida e morte. É também sua missão a promoção e apoio a estudos e atividades culturais centradas nestas temáticas, a sua preservação e divulgação.
A Fundação, sediada na Quinta das Lágrimas e instalada na Galeria Inês de Castro, é detentora, em regime de comodato, do património histórico imóvel (fontes, jardins históricos e mata) e do Arquivo de Família dos anteriores proprietários.
A intenção dos fundadores foi a de criar uma instituição que fosse tão perene como perene será, sem dúvida, o mito inesiano. Ao longo de seis séculos e meio foram-se acumulando, nas mais variadas formas e suportes, as referências aos amores de Pedro e Inês e aos locais onde decorreram. Devem ser realçados trabalhos pioneiros como os de Aníbal de Castro, Adrien Roig e de Maria Leonor Machado de Sousa, ou recolhas como as que sobretudo na área da música, foram feitas por Duarte Ivo Cruz.
Antecedendo a criação desta Fundação, destinada a perpetuar a história, a lenda, o mito e o culto de Inês de Castro, começou a reunir-se tudo o que sobre Inês de Castro se encontrava disponível ou acessível em leilões, alfarrabistas, galerias de arte, etc. e iniciou-se um trabalho de tratamento e informatização da Biblioteca, a descrição dos seus Arquivos, a inventariação dos objetos museológicos e a criação de uma linguagem documental que pudesse ser utilizada em todas as tipologias documentais.
Sistema Integrado de Informação
Em 2014 foi criado o Sistema Integrado de Informação da Fundação Inês Castro, a culminar um trabalho desenvolvido desde 2005 de recolha, tratamento e disponibilização na WEB de uma Biblioteca Inesiana e, em Coimbra, na sede da Fundação, de um Centro de Documentação e de um Espaço Museológico.
Este Sistema Integrado de Informação é composto por documentos bibliográficos, arquivísticos e museológicos que, ao longo dos tempos, foram sendo adquiridos, conservados e descritos de forma a apoiar estudantes, investigadores e público interessado na procura de conhecimento sobre o Tema Inesiano e de toda a envolvente patrimonial e ambiental que o rodeia.
Tem como missão reunir, preservar e divulgar, num mesmo motor de busca e através duma mesma linguagem de indexação, toda a documentação que foi sendo adquirida e conservada, qualquer que seja a sua tipologia.
A descrição da documentação está a ser realizada em três aplicações de um mesmo programa e disponíveis em ambiente Cloud: Base de Arquivos históricos, de Bibliotecas e Athena, uma nova base de dados idealizada em conjunto com investigadores, historiadores de arte, arquivistas e bibliotecários que permite descrever, numa única base, tipos de materiais diferenciados e onde foram descritos as Coleção de Espólios e Doações e o Espaço Museológico.
Deste Sistema Integrado fazem parte três Sistemas de Informação autónomos e complementares, disponíveis no Sítio da FIC.
Consulta e reprodução de documentos
A consulta da documentação, que não se encontra disponível em formato digital na base de dados, terá de ser solicitada à FIC através de email.
É possível ser solicitada a reprodução digital de documentos mediante pedido enviado à Fundação, que se encarregará de todo o processo, sendo os custos imputados ao utilizador. Após a receção do pedido será enviado um orçamento e, caso seja aceite, proceder-se-á à sua digitalização, com aposição da marca de água e entregue em formato PDF multipágina ou JPEG.
A reprodução de documentos em suporte papel ou digital deverá conter a menção do respetivo copyright, bem como da origem e cota.
Agradece-se o envio à FIC de uma cópia de qualquer obra em qualquer suporte que utilize imagens dos arquivos propriedade da Fundação.
Sistema de Informação Arquivístico
Esta Sistema de informação, formado por um Arquivo histórico privado e familiar e por uma coleção de espólios e doações, está disponível na Web selecionando a opção Arquivos.
O Arquivo da Quinta das Lágrimas, arquivo privado da família Osório Cabral de Alarcão, anteriores proprietários desta quinta, reúne documentação produzida e recebida por diferentes famílias, entre meados do século XVI e meados do século XX, detentoras de um grande património móvel e imóvel situado em Águeda, Ázere, Bobadela, Celorico da Beira, Guarda, Ratoeira Santiago do Cacém, Setúbal, Viseu e Trancoso e dos respetivos arquivos.
Em 2013 a candidatura a um Apoio da Fundação Calouste Gulbenkian para Recuperação, tratamento e organização de acervos documentais possibilitou o seu tratamento arquivístico e disponibilização na Web em finais de 2014. O projeto terminou com a entrega de um relatório detalhado tendo sido divulgado nas redes sociais.
O Plano de Classificação orgânico-funcional, subjacente à descrição arquivística, seguiu, em linhas gerais, a ordem original com que documentação chegou até nós, organizada por Casas (Casa de Águeda; Casa de Ázere; Casa da Guarda e Casa de Coimbra) e por uma Secção de Genealogia e Heráldica.
A seleção de documentos para digitalização centrou-se na importância dos mesmos para a história da família – genealogias, testamentos, instituição de vínculos, morgados e capelas, doações e dotes – e das casas – inventários de títulos e inventários de partilhas, livros de contas e campanhas de obras.
Este Arquivo pode ser pesquisado selecionando a opção Arquivos/Arquivo Quinta das Lágrimas, com pesquisa no Plano de Classificação através da opção Navegação.
Sistema de Informação Biblioteconómico
Este Sistema de informação é formado por uma Biblioteca Inesiana que se foi alargando a outras temáticas, em estreita ligação com Inês de Castro e a área envolvente, completada, mais tarde, com referências digitais, sobre a mesma temática, recolhidas na Web, em blogues e em Sítios na Net.
Ao longo dos tempos reuniu-se documentação bibliográfica sobre Inês de Castro em leilões e alfarrabistas e iniciou-se um trabalho de tratamento e informatização da Biblioteca e a criação de uma linguagem documental que permitisse uma mais rápida recuperação da informação.
Para além desta recolha documental a Fundação levou a cabo um levantamento, que se pretendeu exaustivo, de todas as referências inesianas, em Portugal e no estrangeiro.
O resultado dessa pesquisa, realizada por Luís Peres Pereira, foi integrado na Base de Dados, como referência bibliográfica, tendo os registos sido localizados, com as respetivas cotas e siglas das bibliotecas. Listagens também disponíveis aqui: Nacional | Estrangeira | Multifacetada| Artes Plásticas | Exposições Nacionais
Para além do significado histórico e cultural deste esforço, pretende-se ajudar o trabalho de investigadores e contribuir para preservar vivo e dinâmico o legado inesiano.
A base de dados que contém os documentos que se encontram disponíveis no Centro de Documentação da FIC, situado na Galeria Inesiana, na Quinta das Lágrimas, bem como as referências bibliográficas já citadas, recupera também blogues, sítios e documentos disponíveis digitalmente na internet, que poderá ser consultada selecionando a opção Bibliotecas.
Sistema de Informação FIC
O Sistema de Informação da Fundação Inês de Castro engloba todo o seu património documental, museográfico e ambiental. É de salientar a Coleção de Espólios e Doações de membros e amigos da Fundação – documentos relacionados com as investigações sobre Inês de Castro de Maria Leonor Machado de Sousa; com a tese de licenciatura de Maria Jacinta de Mira Murteira; o processo do cortejo inesiano integrado nas Comemorações de 2005, doado por Maria João da Rocha Afonso, responsável pela sua produção; a coleção de cópias de documentos sobre Inês de Castro recolhidas por Joaquim Pinho; o Espaço Museológico com gravuras, pinturas, esculturas, cartazes e outros objetos relacionados com o tema inesiano e Coimbra; e o Património ambiental, jardins e mata, da Quinta das Lágrimas.
Esta documentação foi descrita na base de dados Athena e pode ser pesquisada no motor de busca selecionando a opção Arquivos e a base Fundação Inês de Castro, com pesquisa no Plano de Classificação através da opção Navegação.