
No próximo Sábado, dia 16 de Janeiro, às 22h00, será apresentado o espectáculo “A Flor do Lácio” – A Poesia da Língua Portuguesa em Concerto – por André Gago e os músicos Carlos Mil-Homens, João Penedo e Gustavo Roriz, no Cine-Teatro de Estarreja. Este espectáculo, que dá música às palavras e ao património linguístico, foi apresentado em estreia absoluta no Ciclo das Artes do Placo do 6º Festival das Artes – Património – a 23 de Julho de 2014, no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
A Flor do Lácio assinala e celebra a recepção da língua portuguesa como especiaria não declarada nos manifestos da carga transportada no bojo das caravelas e dos navios negreiros. Esse património comum e embarcadiço que, como outros bens, foi cultivado em todas as latitudes do mundo, é aqui relembrado através da poesia e dos cancioneiros, com especial relevo para o diálogo entre o Brasil e Portugal. Canções bem conhecidas do público convivem com textos e poemas que as inspiraram, e alguns poemas, porventura menos conhecidos, inspiraram novas canções, que tiveram a sua estreia absoluta no Festival das Artes, em 2014.

A André Gago, subiram ao emblemático palco do Anfiteatro Colina de Camões, no Verão de 2014, sob a direcção musical de Tiago Inuit, na guitarra portuguesa, Aluísio Neves, percussão e João Penedo, contrabaixo. Foram interpretadas canções e poemas de: Agostinho Neto, Alain Oulman, Alexandre O’Neill, André Gago, Bernardo Soares, Caetano Veloso, Castro Alves, Chico Buarque, Fernando Pessoa, Gilberto Mendonça Teles, Herbert Vianna, João Melo, Joaquim Nabuco, Jorge Vera-Cruz Barbosa, Olavo Bilac, Luandino Vieira, Luiz Vaz de Camões, Manoel de Barros, Natália Correia, Ruy Guerra, Vasco Graça Moura e Vinicius de Morais.