António Osório (1933 – 2021)

António Osório e Fernando Guimarães na Quinta das Lágrimas em 2009

A Fundação Inês de Castro homenageia o conceituado poeta e antigo Bastonário da Ordem dos Advogados António Osório vencedor do Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2008 pela sua obra literária onde o tema do amor está sempre presente, e envia sentidas condolências à sua família e amigos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou as condolências à família de um homem que “acreditou na harmonia das coisas e com as coisas”. “Foi um poeta do amor e da família, da natureza, dos bichos, dos ofícios, minucioso, lírico, em diálogo constante com a poesia italiana, com a sabedoria oriental e com a pintura europeia. Escreveu ensaios, crónicas, memórias, poemas em prosa, aforismos, e dirigiu a revista de escritores juristas Foro das Letras”, salientou ainda o chefe de Estado.

Leia o artigo completo no PÚBLICO