
A 9 de Abril de 2022 teve lugar na Sala Aqua do Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra,a cerimónia de entrega da 14ª edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro a Jorge Sousa Braga pela sua obra A Matéria Escura e Outros Poemas, da editora Assírio & Alvim e do prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2020 à obra de João de Melo.

A cerimónia de entrega dos Prémios contou com a presença da Directora da Direcção Regional de Cultura do Centro, a Doutora Suzana Menezes que abriu a sessão com um bonito discurso sobre o trabalho da Fundação Inês de Castro ao longo dos anos, destacando a dedicação, a perseverança e o bom contributo para a salvaguarda do mito inesiano, e agradecendo a divulgação da região centro, perante uma sala completa.

Presidiu à mesa o Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Presidente do Júri do Prémio Literário FIC, que apresentou a obra premiada e falou sobre o seu autor, Jorge Sousa Braga. Na mesa esteve também o Professor Doutor José Manuel Cardoso da Costa, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Inês de Castro, o escritor Mário Cláudio, que falou sobre a obra de João de Melo, e a Professora Isabel Pires de Lima.
(fotos lado a lado)


Os autores agraciados, João de Melo e Jorge Sousa Braga, tomaram a palavra e agradeceram às suas editoras e à Fundação Inês de Castro. Jorge Sousa Braga, encerrou a sessão “em linha com o tempo que vivemos” e declamou a sua tradução para Português do poema da autora bielorrussa Valzhyna Mort, “A Fábrica das Lágrimas”, momento que pode ser visto ou revisto em vídeo no Facebook da Fundação Inês de Castro.
