Concerto de Homenagem a Bernardo Sassetti

50 anos do nascimento do compositor e pianista português

5 de setembro | 18h30
Anfiteatro Colina de Camões, Jardins da Quinta das Lágrimas, Coimbra

No dia 5 de setembro, pelas 18h30, a Associação Cultural Quebra Costas e a Fundação Inês de Castro, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, assinalam o 50.º aniversário do nascimento de Bernardo Sassetti. Organizou-se um concerto ao ar livre de homenagem ao compositor e pianista que marcou para sempre a música portuguesa, viajando muito para além do Jazz de onde partiu, e deixando um espólio único, intenso e belo que valerá sempre a pena revisitar.

Bilhetes à venda em Eventbrite.es 

Trio Paulo Bandeira @Márcia Sofia Lessa

A ligação do músico à Quinta das Lágrimas, e em particular ao Anfiteatro Colina de Camões, é intensa. Foi ele que, em 2008, inaugurou este espaço num dueto para dois pianos com Mário Laginha do qual resultou a suite “Lágrimas”, inspirada pelo novo anfiteatro em relva. Desde esse dia, foram várias as vezes em que as suas obras se fizeram escutar nos Jardins da Quinta das Lágrimas, mantendo viva a memória de um dos mais criativos músicos portugueses das últimas décadas.

Camané

Esta celebração conta com a participação de grandes amigos de Sassetti que com ele tocaram e partilharam o palco. Ao Trio Paulo Bandeira, formado pelo baterista Paulo Bandeira e por dois pilares do jazz em Portugal, João Paulo Esteves da Silva (piano) e Bernardo Moreira (contrabaixo), juntam-se dois convidados especiais: o fadista Camané e João Moreira, um dos melhores trompetistas nacionais, num fim de tarde de excelente qualidade musical.

João Moreira @Mariana Silva

Numa fusão entre Fado e Jazz, serão interpretados alguns dos temas que Camané cantou com Bernardo Sassetti, mas também temas originais do Trio Paulo Bandeira e de outros compositores, num repertório jazzístico, mas com raízes e estéticas europeias.

O concerto, que faria parte integrante, em simultâneo, do programa da 12.ª edição do Festival das Artes e do Festival QuebraJazz 2020, foi escolhido para simbolicamente manter viva a música tão abruptamente suspensa pela pandemia. Um acontecimento único e emotivo, num espaço ao ar livre que permite ao público desfrutar com toda a segurança, sob o céu de Coimbra.

Este concerto é apoiado pelo Hotel Quinta das Lágrimas e pela Casa Bernardo Sassetti.


BIOGRAFIAS:

João Paulo Esteves da Silva, pianista. Um exímio instrumentista, repartindo-se por vários géneros musicais, do jazz à música popular portuguesa, à clássica e ao fado. Sendo considerado um músico de jazz, linguagem onde se exprime à vontade, o ecletismo é uma das suas reconhecidas virtudes, sendo amiúde solicitado para interpretar, compor ou orquestrar trabalhos de músicos dos mais variados quadrantes.

Bernardo Moreira, contrabaixo. Atualmente ocupa grande parte da sua agenda acompanhando internacionalmente a cantora Cristina Branco ou com o Trio de Mário Laginha e faz parte de formações como o Quinteto de Nuno Costa, João Paulo Esteves da Silva Trio, Nathalie, entre outros. Do Jazz ao fado, passando pela pop, Bernardo é não só um nome incontornável na cena musical em Portugal enquanto instrumentista, mas também enquanto compositor e arranjador.

Paulo Bandeira, baterista. Tocou com nomes como Carlos Barretto, Afonso Pais ou Laurent Filipe, mas também são conhecidas as suas investidas fora do jazz, com Janita Salomé, Ala dos Namorados e várias orquestras. Apresenta-se aqui na liderança de um trio que se completa com João Paulo Esteves da Silva (piano) e Bernardo Moreira (contrabaixo).

Camané, um dos fadistas mais aclamados a nível nacional e internacional. Tem uma voz única na arte de cantar o Fado. Consulte aqui a biografia completa.

João Moreira, um dos melhores trompetistas portugueses, integra atualmente a banda que acompanha António Zambujo e faz parte do septeto de Pedro Moreira, sexteto de Bernardo Moreira, Paula Oliveira & Bernardo Moreira, Lena d’Água, Underpressure, In loko (de Carlos Barretto), big band HCP, sexteto HCP e Estardalhaço brass band e Lume (lisbon underground music ensemble).