Documentário “Coimbra: História de uma Canção” na RTP Play

A história de “Coimbra”, a canção portuguesa mais vezes tocada, cantada e interpretada pelo mundo fora

“Coimbra: História de uma Canção” na RTP Play

Poucas canções na história da música alcançam a universalidade e menos canções destas quantas atravessam gerações falam de lugares. De cidades. Cidades especiais. Melodias que fazem sonhar a atraem o desejo e a curiosidade de conhecimento e inspiram as sensações e os sentidos. “New York, New York” na voz de Frank Sinatra talvez seja a mais icónica mas entre os poucos exemplos que atingiram este patamar temos uma canção nossa.

“Coimbra” é a canção portuguesa mais vezes tocada, cantada e interpretada pelo mundo fora com já quase mil versões registadas pelos mais conceituados intérpretes mundiais como Louis Armstrong, Caetano Veloso, Amália Rodrigues, Alberto Ribeiro, Bing Crosby, Chavela Vargas, Pérez Prado, Liberace, Xavier Cugat e Yvette Giraud.

A melodia de “Coimbra” existia desde 1939 sem que Ferrão conseguisse que lha aceitassem numa peça. A canção foi ficando na gaveta até que, finalmente, apareceu em 1947 no filme Capas Negras, onde foi cantada por Alberto Ribeiro, ironicamente, sem grande sucesso. Só três anos mais tarde, quando Amália a interpreta numa digressão internacional, a canção se tornaria popular em todo o mundo, ficando conhecida no estrangeiro como Avril au Portugal ou April in Portugal. Ferrão ainda assistiu ao triunfo desta “canção enjeitada” antes de falecer em 1953.

Neste filme musical e documental contamos esta história para além das interpretações musicais. Falamos com os mais famosos intérpretes e compositores que tiveram contacto com a canção pelas mais diversas razões e que revelaram a atracção que fez com que todos se apaixonassem por ela como o recentemente falecido baixista de fado Joel Pina, o realizador Ferrão Katzenstein, o musicólogo Rui Vieira Néry, o diretor da SPA José Jorge Letria, o editor José Moças, Maria José Galhardo e o empresário Miguel Júdice, membro do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro.

Participam musicalmente o fadista Marco Rodrigues, o saxofonista Ricardo Toscano, a guitarrista Marta Pereira da Costa, o sanfonista Fernando Meireles, o cavaquinhista Amadeu Magalhães, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, a cantora de Jazz Maria João e os alunos do Conservatório de Música de Coimbra na voz de Jenyfer Santos.

Veja o Documentário “Coimbra: História de uma Canção” na RTP Play

Leia o artigo de Nuno Pacheco no Público – Ípsilon e encomende o seu disco Coimbra – abril em Portugal . april in Portugal . avril au Portugal à Fundação Inês de Castro