Foram convidadas do programa Da Capa à Contracapa na Rádio Renascença – Como se restauraram os jardins da Quinta das Lágrimas? – Renascença – a arquiteta paisagista Cristina Castel-Branco, autora dos restauros dos Jardins da Quinta das Lágrimas desde 2004, e a Professora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa Maria Matos Silva.
Pelos jornalistas da Rádio Renascença: José Pedro Frazão , Ana Marta Domingues
A água é decisiva para todos nós e também para plantas e árvores. Cristina Castel-Branco começou o restauro dos jardins das Lágrimas a olhar para os canais construídos para fazer correr água num dos locais mais romantizados do país. A Rainha Santa Isabel construiu um canal para levar água das Lágrimas ao Convento de Santa Clara. O cenário da paixão de Pedro e Inês inclui hoje um anfiteatro, criado em 2008, a partir da necessidade de conter as cheias no local. Da Água nasceu Arte, mas de onde veio a inspiração? Como intervir num espaço carregado de memórias? De que árvores se faz a memória da Quinta das Lágrimas?
O “Da Capa à Contracapa” recebe a arquiteta paisagista Cristina Castel-Branco, autora das intervenções de restauro da Quinta das Lágrimas desde 2004, à conversa com Maria Matos Silva, Professora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e dirigente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos.
Da Capa à Contracapa : Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite.
Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos (oiça o Podcast)