
A exposição coletiva “Inês de Castro”, inaugurada no passado dia 7 de Janeiro, reúne obras de pintura e escultura da autoria de artistas plásticos de Coimbra a propósito da comemoração dos 658 anos da morte de Inês de Castro e está patente no espaço de Arte do Recordatório Rainha Santa Isabel/Alfredo Bastos, em Santa Clara.
A Fundação Inês de Castro cedeu o quadro “Pedro e Inês, sagração do amor” pintado por Manuela Pinheiro em 1997 (óleo sobre tela, 120x81cm) para a exposição coletiva.

A inauguração da exposição teve como anfitriões José Simão, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Victor Costa, Presidente da Junta de Freguesia de Almalguês e comissário de arte do Recordatório.
Mário Nunes “situou, caracterizou, valorizou o amor e a paixão de Pedro e Inês”, enquanto Paulino Mota Tavares traçou a “componente histórica e emocional” da figura de Inês de Castro. João Rasteiro declamou poesia.
A exposição que reúne trabalhos de pintura e escultura de António Agante, De Matos Ferreira, Eliseu Filho, Maria Guia Pimpão, Mário Silva, Nunes Pereira, Pedro Prata, Sérgio Eliseu, Valdemar Peixoto, Vasco Berardo e Victor Costa é complementada com uma mostra de livros de cordel da autoria de Paulino Mota Tavares.