FUNDAÇÃO INÊS DE CASTRO PREMIADA
Oito projectos turísticos públicos e privados e uma personalidade viram ontem reconhecido o seu contributo para a qualificação e inovação da oferta nacional durante 2010, recebendo a distinção máxima do Turismo de Portugal numa cerimónia realizada na BTL – Feira Internacional de Lisboa e presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. Além dos projectos vencedores, a sexta edição dos Prémios Turismo de Portugal atribuiu ainda 11 menções honrosas, destacando empreendimentos turísticos, equipamentos culturais, eventos de animação, monumentos e espaços públicos entre 147 candidatos de todo o país. A Fundação Inês de Castro, de Coimbra, mereceu uma dessas importantes distinções, recebendo uma Menção Honrosa na categoria “Evento” graças à segunda edição do Festival das Artes. O Festival decorreu na Quinta das Lágrimas em Coimbra, sob a temática da Água. O programa incluiu 42 eventos que deram conta Da diversidade da representação da água na música, no teatro, na dança, no cinema, na literatura, na pintura, na fotografia, na banda desenhada, na filosofia, na gastronomia no ambiente, no património e no urbanismo. Salientam-se os concertos da Orquestra Gulbenkian, da Orquestra Metropolitana de Lisboa e o concerto Koln, considerado como um dos melhores intérpretes mundiais de música barroca.

Na categoria “Requalificação Projecto Privado”, ainda na nossa região, as Caves Aliança receberam, também, uma Menção Honrosa, graças à criação do Aliança Underground Museum, o primeiro e único museu subterrâneo em Portugal, que alia a arte de fazer bons vinhos a um espaço cultural e de lazer inovador.
O Aliança Underground Museum conta com sete colecções de arte que se estendem por um circuito subterrâneo que se assemelha a uma linha de metro e que convivem no mesmo espaço com Espumantes, Vinhos e Aguardentes produzidos pela empresa. Todos os espaços dedicados ao enoturismo foram alvo de intervenções de requalificação, tendo sido criados espaços específicos para provas de vinho orientadas para grupos e experts. A entrada é gratuita.


