Fundação Inês de Castro promove cerimónia…

Fundação Inês de Castro promove cerimónia de entrega da quarta edição do prémio literário

Na mesma cerimónia o escritor Vasco Graça Moura receberá o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro

No próximo dia 5 de Fevereiro, Sábado, a Fundação Inês de Castro promove na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, a cerimónia pública de entrega da 4ª edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, uma iniciativa que visa distinguir uma obra que aborde o mito ineseano, sobre o drama amoroso entre D. Pedro e Inês de Castro, que acabaria degolada, em 1355, por ordem do sogro, o rei D. Afonso IV.

O Prémio, que pretende galardoar obras de expressão literária sobre motivos do mito inesiano ou outros aspectos da representação histórico-cultural portuguesa, foi atribuído e será entregue ao romance «Adoecer», da autoria de Hélia Correia, uma obra de ficção inspirada em Elizabeth Eleanor Siddal e no seu encontro com o poeta e pintor Dante Gabriel Rossetti. Na mesma cerimónia, o escritor Vasco Graça Moura receberá o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro.

O júri  do prémio é presidido pelo Professor José Carlos Seabra Pereira, e composto também por Mário Cláudio, também membro do Conselho Geral da Fundação, pelo Professor Frederico Lourenço, por Fernando Guimarães e, ainda, pelo escritor e crítico literário Pedro Mexia.

Este acontecimento teve a sua primeira edição em 2008, sendo o prémio entregue numa cerimónia presidida pela então Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

Pedro Tamen, Teolinda Gersão e José Tolentino Mendonça foram os vencedores das anteriores edições do Prémio Literário. Os prémios de consagração foram atribuídos a Urbano Tavares Rodrigues (2007), António Osório de Castro (2008) e Manuel Alegre (2009).

O prémio literário consiste numa réplica reduzida da estatueta de Inês de Castro, de João Cutileiro, presente na Quinta das Lágrimas, um montante de 2500 euros e a oferta de uma estada de uma semana num dos hotéis do Grupo Lágrimas.