Homenagem ao Professor Doutor Rui Alarcão

A 30 de Março de 2019, por ocasião da reunião anual do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro, foi organizada uma sessão solene de homenagem à memória do primeiro Presidente do Conselho Geral desta Fundação, Professor Doutor Rui Alarcão.

Associaram-se a esta homenagem a Câmara Municipal de Coimbra, em nome da cidade e a Universidade de Coimbra de que o Professor Rui Alarcão foi Reitor durante um período de 17 anos.

A Câmara Municipal de Coimbra fez-se representar na sessão solene pelo seu Presidente, Dr. Manuel Machado e a Universidade pelo Vice- Reitor Professor Doutor João Nuno Calvão da Silva.

O actual Presidente do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro, Doutor José Manuel Cardoso da Costa, abriu a sessão, enaltecendo as qualidades académicas e humanas do homenageado.

Também o Dr. Manel Machado e o Prof. Doutor João Nuno Calvão da Silva destacaram nas suas intervenções os valores de vida do Doutor Rui Alarcão quer como homem da cultura junto da Universidade, quer como cidadão.

Em nome da Fundação Inês de Castro o Dr. José Miguel Júdice exaltou a memória do Doutor Rui Alarcão e agradeceu o papel determinante que com a sua sabedoria desempenhou na Fundação Inês de Castro e no seu funcionamento.

Por fim a Dr.ª Eliana Gersão agradeceu a sentida homenagem prestada a seu marido reafirmando o grande afecto que o ligava à Fundação Inês de Castro e a enorme amizade que o unia ao Dr. José Miguel Júdice, instituidor e patrono da Fundação Inês de Castro.

RUI ALARCÃO