«água encantada» na Quinta das Lágrimas contou com a presença de alguns dos artistas expostos.
Inaugurou no passado dia 16 de Dezembro, no Edifício Aqua do Hotel Quinta das Lágrimas, a exposição intitulada «água encantada»- os Jardins da Quinta das Lágrimas pintados. A exposição, de entrada livre está patente de 16 de Dezembro de 2023 a 7 de Janeiro 2024 e conta com obras dos artistas: Ana Rute, Conceição Mendes, Cosme, Filinto Viana, José da Costa, Josefa Reis, Mário Costa, Rita Gardete, Rui Almeida, Stephane Losse, Victor Costa.
“«água encantada» é um projeto de pintura de ar livre, desenvolvido por artistas da Victor Costa Gallery na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
Com o objetivo de interpretar, plasticamente, dois espaços míticos de Coimbra, os artistas trabalharam ao vivo durante um dia, em cada espaço, executando trabalhos de pintura, baseados no local, na história, na lenda e nas emoções pessoais. Trabalhamos um dia na Fonte dos Amores e outro dia na Fonte das Lágrimas. Trabalhando o grupo, no mesmo espaço, no mesmo dia, à mesma hora e com as mesmas condições atmosféricas, ambientais, e com o mesmo público, as obras realizadas refletem principalmente, a individualidade do artista.
A interpretação individual, assume aqui uma importância decisiva. A forma como cada individuo interpreta cromaticamente o motivo, ultrapassa o momento e a realidade, de forma a imprimir coerência emocional à obra. As obras realizadas são a consolidação estética das emoções, conjugadas com a realidade ambiental, acrescida do conhecimento histórico.
Incluímos no grupo um fotógrafo, cujos objetivos se concretizavam, registando o processo criativo dos colegas pintores, mostrando passo a passo a construção metafórica da obra, bem como, executando também, a sua obra de assinatura. Esta exposição de pintura, tornada agora pública, acrescenta material de estudo para compreendermos a forma como cada individuo se diferencia e se afirma, em função da gestão emotiva face à realidade e ao ambiente.”
Victor Costa, pintor