Jorge Pereira de Sampaio coloca o seu acervo privado sobre Inês de Castro ao dispor do público

Apresentação do protocolo decorreu na Galeria Conventual, em Alcobaça
JORGE PEREIRA DE SAMPAIO

O acervo bibliográfico privado sobre Inês de Castro de Jorge Pereira de Sampaio, membro do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro, já está disponível para consulta do público, através da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, na sequência de um protocolo firmado entre o coleccionador e a Câmara Municipal de Alcobaça.

“A intenção é divulgar estas colecções e dar acesso ao público do acervo, que vai desde o século XVII até à atualidade, com obras portuguesas e estrangeiras”, avançou Jorge Pereira de Sampaio, numa pequena cerimónia que decorreu na Galeria Conventual, em Alcobaça. Estão, para já, inventariados 403 títulos, com algumas “obras raras espanholas e francesas”.

A bibliografia inesiana da coleção Jorge Pereira de Sampaio “só tem par com a Fundação Inês de Castro”, garantiu, na ocasião, o antigo diretor do Mosteiro de Alcobaça.

A vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça,  Inês Silva, agradeceu o “ato de generosidade” do historiador de arte ao colocar uma “coleção privada à disposição das pessoas”, dado tratar-se de uma “coleção de história de grande valor”.

Leia a notícia completa no Jornal Região de Leiria