José Carlos Seabra Pereira vence Prémio Vida e Obra 2023 Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima

José Carlos Seabra Pereira © Hugo Pinheiro | Fundação Inês de Castro

José Carlos Seabra Pereira, membro do Conselho Executivo da Fundação Inês de Castro e Presidente do Júri do seu Prémio Literário desde 2010, venceu o Prémio Vida e Obra 2023 Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima.
José Carlos Seabra Pereira é licenciado em Filologia Românica (Universidade de Coimbra) e doutorado pelas universidades de Poitiers, França (1983) e Coimbra (2000) e é diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A 4ª edição do Festival Literário de Fátima  Tabula Rasa , que decorre de dois em dois anos desde 2015, será promovida pela Junta de Freguesia de Fátima, com o apoio da Câmara Municipal de Ourém e de outras entidades locais. É coordenado pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono e pela NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o século XXI. 

A sua dimensão, simultaneamente, local e internacional lusófona, conta com a participação, em todas as suas edições, de representantes dos vários países e regiões do amplo e plural espaço de língua portuguesa.

Nas suas anteriores edições, o Festival Literário de Fátima Tabula Rasa tem atribuído prémios: “Vida e Obra” e “Melhor Obra” nas categorias de Literatura Infanto-Juvenil, Poesia, Ficção e Filosofia. Na categoria “Vida e Obra”, que em 2023 (16 a 18 de Novembro) destaca José Carlos Seabra Pereira, os anteriores premiados foram: Eduardo Lourenço, Pinharanda Gomes e Fernando Dacosta.

O programa da 4ª edição deste Festival Literário será apresentado no final do primeiro semestre de 2023, mas podemos antecipar a presença de alguns escritores consagrados como Mário Cláudio.