
No passado dia 25 de Outubro, pelas 16h, realizou-se na Quinta das Lágrimas, com o apoio da Fundação Inês de Castro, o lançamento do livro para a infância “Antares, no coração das estrelas”, uma edição de Recortar Palavras – Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica, de Coimbra.
A Recortar Palavras pretende explorar a vertente interdisciplinar através da conjugação de diversas áreas artísticas em redor de um mesmo tema, resultando num desafio criativo para os artistas e numa visão mais abrangente da ARTE no seu todo, à população. Tem também como intuito promover a leitura, a escrita, o interesse pelas diferentes formas de arte, tendo em conta uma sociedade inclusiva.

“Antares, no coração das estrelas”, o primeiro título de uma trilogia que inicia com o nascimento da personagem e termina na sua fase adulta. O projecto, constituído por um livro ilustrado e um cd áudio, permite que também as crianças invisuais possam viajar pelo mundo do sonho, através da sonoridade das palavras e da ilustração musical.
O livro é da autoria de Alice Cardoso (escritora para a infância com dezasseis obras publicadas em Portugal, a maioria delas recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, e edições na Itália, França, Turquia e Canadá), ilustrado por Diana Amaral (uma jovem de muito talento licenciada em Arte e Design). A narração oral foi realizada por Francisco Paz (director do departamento da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra) sendo ilustrada musicalmente por Manuel Rocha (director do Conservatório de Música de Coimbra).

O evento teve a participação de Hugo Santos, presidente da Associação Recortar Palavras, sendo o livro apresentado por Leonor Riscado, docente da ESEC e especialista em Literatura infanto-juvenil. Francisco Paz e Manuel Rocha presentearam o público com a narração e ilustração musical da história. Diana Amaral, devido a residir no Luxemburgo, esteve presente através de vídeo, mostrando o processo de criação da ilustração. Francisco Paz relembrou a importância do livro e da leitura no processo de desenvolvimento da literacia. Alice Cardoso falou do “nascimento” desta história que une mitologia, astronomia e sonhos, e dos sentimentos que advém da escrita.