Leonor Machado de Sousa distinguida com a Ordem do Império Britânico pela Rainha Isabel II

Professora Maria Leonor Machado de Sousa,
Fotografia Fundação Inês de Casto, Novembro 2020

A Professora Doutora Maria Leonor Machado de Sousa, Vice-Presidente do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro desde a sua criação em 7 de Janeiro de 2005 e professora catedrática jubilada da NOVA FCSH, foi agraciada com a Excelentíssima Ordem do Império Britânico, em inglês: MBE – Member of the Most Excellent Order of the British Empire, pela Rainha Isabel II de Inglaterra, como tributo à sua prestigiada contribuição para as artes e as ciências. Esta importante distinção, que é raramente atribuída a cidadãos não britânicos e que autoriza a utilização do título MBE após o nome, foi estabelecida em 1917 pelo rei Jorge V.

Em comunicado Graça Fonseca, destaca a “prestigiada contribuição para as artes e ciências” que Leonor Machado de Sousa teve. “Esta distinção vem coroar um percurso académico inovador nos estudos anglo-portugueses, amplamente reconhecido pelos seus pares e pelos muitos alunos que, ao longo de décadas, com ela aprenderam e trabalharam”, aponta a Ministra da Cultura.

Leia mais sobre a vida e obra da Professora Doutora Maria Leonor Machado de Sousa na notícia da Rádio Renascença.