Montras do Ministério da Educação

O Concurso do Plano Nacional de Leitura  de sítios/blogues “Inês de Castro” foi o mote para o Projecto das Montras do ME, que estão a cargo da Direcção Regional de Educação do Centro durante o corrente mês de Novembro.

Se indagarmos sobre qual o tema da História de Portugal que mais inspirou artistas do mundo inteiro, “a mísera e mesquinha/ que depois de morta foi rainha” não conhece paralelo: narrativas, textos líricos, canções, libretos de ópera, guiões cinematográficos, peças de teatro, pintura, escultura, de tudo se encontra, ao longo dos séculos e nas mais variadas línguas e culturas.

E foi em Coimbra, que se passou “ a história dessa Inês tão linda”, cidade onde a DREC, organismo regional que representa o Ministério da Educação para os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra,  Guarda, Leiria e Viseu, está sediada.

Foi assim decidido, que o projecto das montras do ME para 2009, seria uma mostra de actividades de, e para, Escolas que se relacionassem com a figura histórico-lendária de Inês de Castro.

Os amores de Pedro e Inês continuam hoje a ser uma fonte de inspiração,e um tema muito aliciante, para os nossos jovens e crianças. Prova disso foi a forma empenhada e criativa como 106 escolas nacionais corresponderam  ao desafio proposto pelo  PNL em 2009 e o lançamento da 2ª edição deste concurso, realizado em parceria com a Fundação Inês de Castro e a empresa Ydreams, para 2010.

Os quatro primeiros painéis desta mostra retratam em imagens alguns destes sites, produzidos em Escolas, por alunas e alunos, com o apoio das suas professoras e professores.

Os dois painéis seguintes representam imagens de outros Projectos de Escolas.

O Projecto “ Inês pelo Verde”, realizado pela Agrupamento de Escolas Inês de Castro-Coimbra, numa abordagem transdisciplinar, mobilizou toda a comunidade escolar, envolvendo todos os níveis de ensino, tendo sido objecto de produção de um livro, do qual foram retiradas as imagens apresentadas no quinto painel.

O Sexto painel é constituído por imagens de várias actividades, realizadas pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, nomeadamente a sua participação no cortejo entre Coimbra e Alcobaça, realizado no âmbito das Comemorações dos 650 Anos da Morte de Inês de Castro.
Os dois últimos painéis dizem respeito precisamente às Comemorações desta efeméride. São imagens fabulosas, da autoria da fotógrafa  Adriana Freire, que retratam alguns dos eventos e actos comemorativos deste Ano Inesiano da Cultura,  nos quais as escolas participaram ou assistiram, constituindo-se num público atento, sensível e assíduo de realizações de qualidade notável e oportunidades únicas de contacto com actos culturais de espectro nacional e universal.

A concepção é do Gabinete de Acção Cultural e Projectos da DREC e o Design Gráfico dos painéis é do Fotógrafo/ Designer, Professor da Escola Secundária de Estarreja, Aníbal Lemos .

As peças expostas fazem parte do espólio da Fundação Inês de Castro e encontram-se em exposição permanente no Hotel Quinta das Lágrimas que, gentilmente, as cedeu para este efeito. Existem ainda duas peças, relacionadas com o Projecto Inês pelo Verde, realizadas na Escola Inês de Castro de Coimbra.