Pedro Tamen (1934 – 2021)

Pedro Tamen (1934 – 2021)

A Fundação Inês de Castro homenageia o conceituado poeta e tradutor português Pedro Tamen, vencedor do 1º Prémio Literário Fundação Inês de Castro pela sua obra Analogia e Dedos, em 2007, e envia sentidas condolências à sua família e amigos.

Na sua obra, premiada pela Fundação Inês de Castro, encontramos o belíssimo poema a Inês de Castro

Amada como nada, como nunca,
no teu corpo de tule e carnação,
com isso a minha mão ao teu cabelo
juntou a coroa impalpável e perfeita.
Amando te coroei, fui eu o trono
a que subiste até que a espada surda
te apeou. Inês, amor, eu é que sei
que depois de rainha foste morta.

Prémio Literário Fundação Inês de Castro é um prémio anual cujo objectivo é distinguir obras publicadas sobre motivos do mito inesiano podendo abranger temas tão amplos como a paixão, a vingança, a tragédia, a razão de Estado ou outros aspectos da representação histórico cultural portuguesa.

Leia a notícia da atribuição do Prémio Literário Inês de Castro 2007 e o texto de Frederico Lourenço sobre Pedro Tamen.