Doação de Maria Leonor Machado de Sousa à Fundação Inês de Castro

Terminada a descrição da Doação de Maria Leonor Machado de Sousa, com recuperação por assuntos, que pode ser consultada no Sítio da FIC, disponibilizamos uma impressão do catálogo em formato PDF para mais facilmente ser conhecida do grande público, não invalidando a consulta à base de dados.

Doação Maria Leonor Machado de Sousa (PDF)

Chamamos a atenção para a Série Ficheiro de referências bibliográficas, base do trabalho de investigação de Maria Leonor Machado de Sousa, sobre a temática inesiana, cujas fichas são disponibilizadas em formato digital.

Coroação de D. Ignez de Castro

Sistema Integrado de Informação

Em 2014 foi criado o Sistema Integrado de Informação da Fundação Inês Castro, a culminar um trabalho desenvolvido desde 2005 de recolha, tratamento e disponibilização na WEB de uma Biblioteca Inesiana e, em Coimbra, na sede da Fundação, de um Centro de Documentação e de um Espaço Museológico.

Este Sistema Integrado de Informação é composto por documentos bibliográficos, arquivísticos e museológicos que, ao longo dos tempos, foram sendo adquiridos, conservados e descritos de forma a apoiar estudantes, investigadores e público interessado na procura de conhecimento sobre o Tema Inesiano e de toda a envolvente patrimonial e ambiental que o rodeia.

Tem como missão reunir, preservar e divulgar, num mesmo motor de busca e através duma mesma linguagem de indexação, toda a documentação que foi sendo adquirida e conservada, qualquer que seja a sua tipologia.

A descrição desta documentação está a ser realizada efetuada em três aplicações do programa Docbase na sua nova versão em ambiente Cloud: Base de Arquivos históricos, de Bibliotecas e Athena, uma nova base de dados idealizada em conjunto com investigadores, historiadores de arte, arquivistas e bibliotecários que permite descrever, numa única base, tipos de materiais diferenciados. Foram descritos nesta base os documentos da Coleção de Espólios e Doações da FIC e do Espaço Museológico.