Maria Leonor Machado de Sousa (1932 – 2021)

Professora Doutora
Maria Leonor Machado
de Sousa (1932 – 2021)

É com a maior tristeza e profundo pesar que o Conselho Executivo da Fundação Inês de Castro cumpre o dever de informar do falecimento da Senhora Professora Doutora Maria Leonor Machado de Sousa, Vice Presidente do Conselho Geral da Fundação, desde a sua criação em 7 de Janeiro de 2005, e maior autoridade científica do tema inesiano, que recentemente doou a sua biblioteca inesiana à Fundação, a qual brevemente estará acessível para investigadores.
A Professora Doutora Maria Leonor Machado de Sousa professora catedrática jubilada da NOVA FCSH, foi agraciada, em Janeiro de 2021, com a Excelentíssima Ordem do Império Britânico, em inglês: MBE – Member of the Most Excellent Order of the British Empire, pela Rainha Isabel II de Inglaterra, como tributo à sua prestigiada contribuição para as artes e as ciências.

Convidamos a ver, ou a rever, a apresentação e conversa sobre a sua obra “Inês de Castro, um tema Português na Europa”, que aconteceu a 26 de Novembro de 2020 na Biblioteca Nacional de Portugal, e que contou com a presença da Autora, Maria Leonor Machado de Sousa, do Director da Editora Caleidoscópio, Jorge Ferreira e com a apresentação e moderação de José Miguel Júdice, do Conselho Executivo da Fundação Inês de Castro.

A Fundação Inês de Castro envia sentidas condolências à sua família e amigos.