
O Espaço Museológico da Fundação Inês de Castro, na Quinta das Lágrimas, foi renovado e actualizado para acomodar a Doação da Professora Doutora Maria Leonor Machado de Sousa.
Lembramos, com saudade, a grande amiga e Vice Presidente do Conselho Geral da Fundação, desde a sua criação em 7 de Janeiro de 2005. A Professora Doutora Maria Leonor Machado de Sousa foi a maior autoridade científica do tema inesiano e doou a sua biblioteca inesiana à Fundação, a qual está agora acessível para investigadores.




Sistema Integrado de Informação
Em 2014 foi criado o Sistema Integrado de Informação da Fundação Inês Castro, a culminar um trabalho desenvolvido desde 2005 de recolha, tratamento e disponibilização na WEB de uma Biblioteca Inesiana e, em Coimbra, na sede da Fundação, de um Centro de Documentação e de um Espaço Museológico.
Este Sistema Integrado de Informação é composto por documentos bibliográficos, arquivísticos e museológicos que, ao longo dos tempos, foram sendo adquiridos, conservados e descritos de forma a apoiar estudantes, investigadores e público interessado na procura de conhecimento sobre o Tema Inesiano e de toda a envolvente patrimonial e ambiental que o rodeia.
Tem como missão reunir, preservar e divulgar, num mesmo motor de busca e através duma mesma linguagem de indexação, toda a documentação que foi sendo adquirida e conservada, qualquer que seja a sua tipologia.